AUCANI

No programa da AUCANI - Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional - é possível fazer um intercâmbio em instituições estrangeiras conveniadas não pela Poli, mas pela USP. Dessa forma, as oportunidade e os critérios de seleção são diferentes do Duplo Diploma e do Aproveitamento de Estudos.

Processo Seletivo

Os editais da AUCANI são publicados no sistema Mundus e normalmente levam em consideração a Média Normalizada por Turma (MNT), ou seja, compara-se a nota do candidato com os demais alunos de sua turma. O exame de proficiência da língua estrangeira pode ser necessário. Para mais informações sobre as vagas da AUCANI, recomendamos o seguinte link:

http://www.usp.br/internationaloffice/index.php/mobilidade/graduacao/vagas-de-intercambio/

É importante ressaltar que essas informações variam ano a ano, e que a forma mais eficiente de obter as informações é acessando o edital do processo desejado.

  • 1ª Etapa (Inscrição)

A inscrição deve ser realizada exclusivamente pela internet, através do Sistema Mundus. Ao formulário de inscrição on-line deve ser anexado:

  • Cópia do plano de estudos em português, devidamente assinada e carimbada por um docente USP do curso.

  • Cópia do certificado de proficiência específico.

  • Cópia do passaporte válido ou protocolo de solicitação/renovação.

As inscrições são encaminhadas às unidades de origem dos estudantes (Escola Politécnica no caso dos politécnicos). Caberá a Unidade a análise das candidaturas. Critérios próprios podem ser definidos pela Unidade. Após a análise, as unidades responderão quais são os alunos classificados para continuarem no processo.

  • 2ª Etapa (Documentação)

Os alunos classificados deverão providenciar uma série de documentos que serão enviados às Instituições de Ensino Superior (IES) que ele escolheu no começo de sua inscrição. Temos como exemplo o plano de estudos e o histórico escolar na língua da instituição de destino, entre outros.

A decisão sobre aceitação do intercâmbio é dada pela IES estrangeira, após análise  dos documentos do candidato. Se aceito, ou seja, se receber uma carta de aceitação da instituição de destino, o candidato deverá iniciar os trâmites relacionados ao visto, compra de passagem aérea e demais providências relativas ao intercâmbio.

Bolsas

As bolsas de estudo podem ser conquistadas pela USP, através da Bolsa Mérito ou da Bolsa Empreendedorismo, ou pelo Santander. Mais informações podem ser encontradas em:

Acesse o site da Aucani sobre as bolsas >>

Acesse nossa página sobre bolsas >>

  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • YouTube - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco

©2020 por iPoli - Escritório Politécnico Internacional