top of page

DUPLO DIPLOMA PARA ENGENHARIA QUÍMICA

Programa BR/FR (CAPES-CDEFI)

Além de poderem se candidatar nos editais unificados de Duplo Diploma e Aproveitamento de Estudos, os estudantes do curso de Engenharia Química da Escola Politécnica têm uma oportunidade extra para fazer intercâmbio: o Duplo Diploma – Programa Brasil/França (CAPES-CDEFI).

Nesta modalidade, o processo seletivo abre no início do ano letivo, normalmente nos meses Março/Abril. Caso o estudante seja aprovado, o seu intercâmbio começará em Agosto/Setembro do mesmo ano. São elegíveis para a candidatura os politécnicos da Engenharia Química que cursam o primeiro módulo do quadrimestral, ou seja, estão no seu 3º ano de Poli. Este edital é conhecido por ter apenas universidades francesas e poucas vagas: entre uma ou duas vagas por IES estrangeira.

PROGRAMA CAPES/BRAFITEC

O Programa CAPES/BRAFITEC é um projeto de ensino/pesquisa entre universidades brasileiras e francesas, com o objetivo de aperfeiçoar a formação de profissionais de Engenharia Quimica por meio da mobilidade franco-brasileira de estudantes e docentes, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e social sustentáveis.

Objetivos específicos:

i) Desenvolver competências técnico-científicas e habilidades humanas em estudantes de Engenharia Quimica, através da mobilidade internacional, proporcionando formação sólida, abrangente e multicultural;

ii)  Promover a formação de recursos humanos de qualidade em nível internacional, aptos a contribuir para o avanço tecnológico com sustentabilidade e responsabilidade social;

iii) Fortalecer uma rede dinâmica de docentes, alunos, ex-alunos, pesquisadores e empresas que, tendo o BRAFITEC como elo, permita a inserção profissional, colaboração e inovação para além do Programa; 

iv) Estimular e fortalecer colaborações em pesquisa e inovação, geração de conhecimento cientifico e troca de experiências pedagógicas entre as IES participantes.

Nessa modalidade, estão aptos a se candidatar os politécnicos que estão cursando o 3º ano de Engenharia Química. Serão disponibilizadas quatro bolsas por ano, a duração da bolsa é de 12 meses (prorrogáveis por mais 6 meses para duplo diploma).

Requisistos necessários:

  • Comprovante de proficiência em frânces (com nota mínima B1 e B2 para ENSIACET);

    • Testes aceitos:​

      • TCF Capes (validade de 2 anos);​

      • DELF ou DALF (sem vencimento).

  • Comprovante do ENEM (com nota mínima de 600 pontos).​

 

Processo seletivo:

Os estudantes candidatados a um período de estudos na França serão selecionadospor uma comissão formada por 3 professores, segundo os critérios:

  • Histórico escolar (50%);

  • Entrevista (35%);

  • Currículo (15%).

Percurso acadêmico - esquema do programa de duplo diploma dos estudantes >>

Informações:

Prof. Antonio Carlos Silva Costa Teixeira

acscteix@usp.br

Processo Seletivo

O processo seletivo para o programa de Duplo Diploma é bem mais longo que o de Aproveitamento de Estudos (AE), com duração aproximada de 1 ano e ocorre, geralmente, em 3 etapas (4 em universidades francesas), todas eliminatórias a iniciar, geralmente, em Julho/Agosto. O intercâmbio tem início no segundo semestre do ano seguinte, normalmente entre os meses de agosto e setembro, e apresenta duração usual de 2 anos.

    1. Primeira Etapa:

A primeira etapa é a inscrição online para o programa. No ato da inscrição, o candidato deverá estar cursando o terceiro ano, ou o segundo para universidades francesas.

Nessa etapa o candidato deve optar por até cinco Instituições de Ensino Superior conveniadas, ou três para as Écoles Centrales (integram uma única opção).

É na inscrição que o candidato deve fornecer seu Curriculum Vitae (CV), Projeto Profissional e seu(s) certificado(s) de proficiência linguística, e, para as universidades francesas, também é necessária uma carta de recomendação. Durante a primeira etapa um grupo de professores da EPUSP analisa as candidaturas e avalia quais candidatos passarão para a segunda fase. A avaliação considera o CV, o Projeto Profissional, a média ponderada e a posição relativa do aluno no seu curso e no seu ano de ingresso. 

Obs: Para informações sobre o nível de proficiência exigido, é necessário consultar o site da IES no exterior​.

​​

    2. Segunda Etapa:

Na segunda etapa, os candidatos qualificados devem comparecer a uma entrevista única e individual onde professores da EPUSP farão a avaliação do candidato na entrevista. Nessa etapa, o candidato deverá entregar na sala da SVREInt-POLI cópia(s) simples do(s) certificado(s) de proficiência linguística e, na falta do certificado oficial, o candidato poderá apresentar atestado(s) de cursos de línguas particular.

Após a divulgação do resultado da entrevista o candidato deverá manifestar a aceitação ou não da vaga para qual foi pré-selecionado.

Obs: O critério de alocação nas vagas é o seguinte: o 1º candidato classificado será designado para sua 1ª opção escolhida. O 2º candidato classificado para sua 1ª opção ou, caso ela já tenha sido preenchida, para sua 2ª opção e assim sucessivamente.

Ao final dessa etapa, o SVREInt-POLI comunica às IES conveniadas a lista de alunos pré-selecionados para o intercâmbio.

Obs:  Para as universidades francesas, após essa etapa, o candidato terá que comparecer a uma entrevista com representantes das IES da frança no Brasil, que será em Inglês ou francês, a depender da escolha do candidato.

    3. Terceira Etapa:

Na terceira etapa, sendo de responsabilidade da Instituição de Ensino Superior na qual o aluno foi possívelmente aceito, os candidatos pré-selecionados deverão reescrever o formulário de candidatura, o Curriculum Vitae e o Projeto Profissional na língua do país de destino ou em inglês, conforme solicitado pela IES. 

Após a análise desses documentos, a Instituição de Ensino Superior conveniada comunica a SVREInt-POLI a lista de alunos aceitos para realizarem o intercâmbio.

Depois de aceito, o aluno deverá apresentar um Plano de Estudos, ou seja, uma lista com o código e/ou título das disciplinas que deseja cursar na IES com no mínimo 12 créditos/ECTS por semestre (1 crédito USP=1 crédito ECTS). Esse plano de estudos deverá ser aprovado e assinado pelo Coordenador de Curso na POLI.

Obs: É aconselhado pela SVREInt-POLI que o aluno elabore o plano de estudos juntamente com o Coordenador de seu curso na POLI e que verifique se na IES a qual ele está se candidatando é permitido cursar disciplinas não relacionadas à área de engenharia. Esta atitude facilitará o aproveitamento e/ou equivalência dos créditos cursados no exterior.

Universidades disponíveis

Ecole Nationale Supérieure en Génie des Technologies Industrielles

 

Site da universidade

https://ensgti.univ-pau.fr/ 

 

Localização: Pau, França

Ecole Nationale Supérieure des Ingénieurs en Arts Chimiques et Technologiques

 

Site da universidade

https://www.ensiacet.fr/fr/index.html

Localização: Toulouse, França

Ecole Nationale Supérieure des Industries Chimiques – INP Lorraine

 

Site da universidade

https://ensic.univ-lorraine.fr/

Localização: Nancy, França

Bolsas
bottom of page