top of page

EXAMES DE PROFICIÊNCIA

Exames de Proficiência são provas cujo objetivo é medir a compreensão e produção em um determinado idioma. Esses testes avaliam a escrita, a leitura, a fala e a escuta na língua estrangeira. O nível obtido após a prova está de acordo com uma escala de referência, como o CEFR abaixo.

 

Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR)

Site - CEFR-02.jpg

O Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR - Common European Framework of Reference for Languages) é uma maneira de descrever a proficiência de alguém em determinado idioma. Ele é divido em 6 níveis: A1, A2, B1, B2, C1 e C2, indo do Iniciante ao Domínio Pleno.

 

Duplo Diploma e Aproveitamento de Estudos

 

Os processos seletivos de intercâmbios realizados pela Poli (Duplo Diploma e Aproveitamento de Estudos) não exigem a proficiência linguística, mas os certificados de proficiência oficiais estão sendo cada vez mais pedidos pelas escolas parceiras, então é altamente recomendável que ele seja apresentado. Uma vez que as Instituições de Ensino Superior (IES) conveniadas podem exigir um nível mínimo de conhecimento de um idioma.

 

Confira aqui a planilha organizada pela iPoli com o certificado exigido em cada universidade!

 

Usualmente, é exigido o B2 na língua no qual o curso será oferecido. Alguém que se encontra nesta categoria pode ser considerado um usuário independente, ou seja, é capaz de compreender textos mais complexos e se expressar de forma fluida, sem comprometer a comunicação com outros falantes.

Caso o idioma nativo seja diferente do utilizado no curso, pode ser exigido um nível inferior nesta língua. Cada universidade pode exigir o nível e o exame que quiser, portanto essas informações devem ser consultadas no site das mesmas.

 

Aucani

 

Para intercâmbios através da AUCANI, é necessário ter um comprovante de proficiência válido. As informações necessárias estão disponíveis em:

http://www.usp.br/internationaloffice/index.php/mobilidade/proficiencia-em-lingua-estrangeira/

Espanhol
Alemão
Italiano
Francês
Inglês
Tipos de exames

- Inglês

A proficiência em inglês é exigida muitas vezes não só nos países de língua inglesa; algumas universidades em outros lugares, como França, Itália, Portugal, Alemanha etc. oferecem alguns dos cursos em inglês e por isso é importante ter um certificado de inglês válido, além do certificado do idioma do país.

Para preparar-se para a certificação em inglês, a iPoli recomenda o curso Toelts para aprender as estratégias necessárias para ir bem na prova. Além de ter um preço acessível e variedade de horários, muitos alunos da Poli fizeram este curso e atingiram a nota pedida pela universidade estrangeira.

TOEFL  http://www.ets.org/toefl/test-takers/ibt/about

IELTS  https://www.ielts.org/

Além disso, atualmente algumas universidades aceitam outros tipos de exames como:

TOEIC  https://www.ets.org/toeic.html

CAMBRIDGE  https://www.cambridgeenglish.org/br/find-a-centre/find-an-exam-centre/?location=Brazil

Duolingo English Test  https://englishtest.duolingo.com/applicants

EFSET https://www.efset.org/

Então é importante que consultem quais exames são aceitos na universidade desejada.

- Francês

- Alemão

- Espanhol

- Italiano

- Japonês

JLPT  https://jlpt.org.br/

Japonês
bottom of page