FAQ
Para estudantes da Poli
Dúvidas sobre a iPoli
Os eventos são abertos ao público?
Saiba mais sobre os eventos na página de Projetos.
O que é e quando ocorre a SiPoli - Semana Internacional da Poli?
A Semana Internacional da Poli costuma ocorrer entre os meses de maio e junho. Nela, são organizadas várias palestras e eventos para os alunos da Poli se familiarizarem com programas de intercâmbio. É o momento ideal para tirar suas dúvidas e conhecer todas as oportunidades que a Poli e a USP oferecem.
O que o grupo faz?
A iPoli presta suporte tanto aos estrangeiros em regime de intercâmbio na Poli, quanto aos politécnicos que estudam, ou almejam estudar, no exterior. Aos brasileiros destacam-se a organização de palestras com diretores, professores e alunos das instituições estrangeiras que possuem acordos com a Escola Politécnica, o acompanhamento e a divulgação dos processos seletivos dessas instituições para a comunidade. Já em relação aos intercambistas estrangeiros, a iPoli os acompanha antes mesmo de chegarem ao Brasil, fornecendo informações e esclarecendo as dúvidas e preparativos. E aqui, recepcionando-os, indicando locais para se instalarem, ajudando com a língua portuguesa, além de realizar diversos eventos culturais, facilitando ao máximo a adaptação ao novo país.
Saiba mais nas páginas Quem Somos e Projetos.
O que é a iPoli?
O Escritório Politécnico Internacional (iPoli) é uma instituição sem fins lucrativos que se propõe a representar todos os interessados da comunidade politécnica em criar uma rede de relacionamento internacional, cultural e profissional, que contribua com o sucesso das atividades internacionais da Escola Politécninca da USP (Poli) e de seus engenheiros.
A iPoli interfere nos processos seletivos de intercâmbio?
Não! A iPoli, assim como qualquer outro grupo de extensão, não tem qualquer influência sobre os processos seletivos de intercâmbio. Não ajudamos a selecionar os candidatos e nossos membros não recebem vantagem ou informações privilegiadas.
Dúvidas sobre Intercâmbio
Dúvidas Gerais
O intercâmbio precisa ser na mesma engenharia que faço na Poli, ou posso fazer em outra engenharia?
Isso depende do seu departamento.
Como o DD entra no lugar do módulo vermelho, alguns departamentos não aceitam que o aluno faça o DD em outra engenharia. Isso deve ser conversado com a CRInt e com o coordenador do seu curso.
No caso do AE, há uma liberdade maior, mas nem sempre é possível obter equivalência com matérias da Poli, por isso recomendados que você converse com seu departamento antes.
Existem algumas dicas ou informações gerais que vocês acham importante saber?
A iPoli organiza no 1º semestre do ano a SiPoli - Semana Internacional da Poli, na qual os professores responsáveis pelos acordos internacionais dão palestras e tiram dúvidas dos alunos. Ainda na SiPoli, são realizadas rodas de conversas e uma feira de intercâmbio na qual a CRInt também está presentre, então não deixe de participar!
Você é muito mais que a sua média e a CRInt sabe disso. Além de se preocupar com suas notas, tente vivênciar a Poli, tenha um bom currículo e mostre para os professores que você se planejou e sabe porque quer ir para a universidade escolhida.
Em AE ou DD, pagamos para estudar na instituição que ingressamos?
Nenhum intercâmbio realizado através da Poli é pago pelo aluno, os acordos são sempre bilaterais, ou seja, o aluno não paga nenhum tipo de mensalidade/tuition. Contudo, podem haver alguns tipo de taxas, como emissão de documentos, carteirinhas, que ficam por conta do aluno. Além disso, o aluno deve arcar com as despesas de viagem e de custo de vida no país.
Existe uma base de dados pra verificar as matérias que cada faculdade no exterior oferece?
Para realizar o DD, necessariamente o aluno se formará em 6 anos?
O aluno pode se formar em mais de 6 anos. Mas o mínimo são 6.
Qual é a média das pessoas são aceitas no Intercâmbio?
Quando abrem inscrições para os Processos Seletivos de Intercâmbio?
As inscrições para Duplo Diploma (DD) geralmente abrem perto do inicio do 2º semestre (julho/agosto) e podem participar alunos do 2º ou 3º ano de Poli (Depende do país). As inscrições para Aproveitamento de Estudos (AE) geralmente abrem em fevereiro de cada ano. Os alunos que podem participar são os alunos que estão no 4º ou 5º ano de Poli.
Há depoimentos de alunos que já fizeram intercâmbio?
A iPoli está preparando um projeto de entrevistas com alunos que fizeram intercâmbio. Os vídeos estarão no nosso canal do YouTube, inscreva-se! Enquanto os depoimentos não estão disponíveis, entre em contato conosco, que tentamos conectar você a alguém que estudou fora. Além disso, durante a SiPoli - Semana Internacional da Poli, tentamos trazer ex-intercambistas para falar com os alunos.
Preciso dominar o idioma antes do processo seletivo, ou terei tempo depois de me candidatar?
Não é necessário ter o certificado da língua no momento da inscrição no processo seletivo da CRInt, mas recomendamos que comece a se preparar o mais cedo possível. Não saber a língua local não irá te excluir do processo, contudo, os professores levam isso em consideração e um domínio do idioma pode ser um diferencial. Apenas fique atento ao fato que algumas universidades pedem certificado de proficiência no momento da inscrição/matrícula.
O que eu vou cursar no exterior? Ao entrar no site da Instituição estrangeira, eu procuro que tipo de programa?
Quais são as opções de países disponíveis e a concorrência que cada um teve em anos anteriores?
Como funciona a equivalência de matérias no AE e no DD?
É oferecido algum curso nas IES voltado ao idioma antes do início das aulas?
Sim, algumas IES (Instituições de Ensino Superior) oferecem cursos a respeito do idioma durante as aulas ou antes do semestre começar. Isso deve ser pesquisado no site das IES que te interessam. Caso você não encontre essa informação no site, recomendamos que você entre em contato por e-mail com a universidade.
Como funciona a política de Estágio no Exterior?
Em qual idioma é ministrado o curso no exterior? Há algum em inglês?
Como são muitas faculdades e as informações podem mudar todos os anos, não conseguimos fornecer essas informações para você. Você deve entrar nos sites das faculdades que tem interesse e pesquisar sobre o idioma do curso. Algumas universidades tem seu requisito de idioma listado no próprio edital. Se você não encontrar as informações, recomendamos que mande um email para a universidade para consultar.
Contato com Veteranos
Há algum relato de experiências vividas por quem já foi para o DD? Ou alguma forma de entrar em contato com tais pessoas?
De acordo com os últimos alunos que foram/estão fazendo DD, quanto eles gastam mensalmente conforme o país?
Não temos essa informação, pois isso é algo que varia bastante de cidade para cidade e de ano para ano, mas se você estiver interessado em conversar com algumas pessoas, temos contatos de pessoas que foram para o exterior. Caso queira conversar com elas, entre em contato conosco pelo facebook ou pelo instagram que podemos mandar os contatos para você.
Bolsas
Existem bolsas específicas para cada país?
Sim, a maioria dos países oferecem bolsas para estudantes estrangeiros, tanto por mérito acadêmico quanto por índices socioeconômicos. No entanto, a oferta de bolsas muda todo ano, e a única maneira de ter certeza que o seu país de destino e a sua faculdade possuem bolsas específicas é verificando nos sites da instituição e do governo estrangeiro.
Quais são as possibilidades de bolsas de auxílio de custo? Como conseguir? Existem bolsas para alunos em vulnerabilidade socioeconômica?
Existem as bolsas da AUCANI e algumas da França, que são dadas com base em mérito acadêmico. Além disso existem as bolsas Santander, como o BECAS, e as bolsas específicas para as regiões Ibero-americanas.
Existem bolsa de estudos para AE?
Existem bolsas de intercâmbios, que também incluem o AE, mas nenhuma exclusiva para AE.
Processo Seletivo
Até quantas opções posso escolher e como seleciono no edital?
A infomação sempre está disponível com precisão no respectivo edital mas geralmente são até 5 para AE ou DD unificado e até 4 no DD das Ecoles.
Como funciona o Rankeamento dos candidatos?
Isso pode mudar de semestre para semestre. No último edital de AE e no último edital de DD, a avaliação levava em conta 4 fatores com os seguintes pesos:
O Currículo e o Projeto Profissional são em português?
Qual é a média utilizada para a seleção dos candidatos?
Nos editais da CRInt-Poli, a média utilizada não é a do Júpiter nem a do Sistema Mundus. Ela é calculada pela própria CRInt, apelidada de "índice CRInt" e leva em consideração alguns aspectos: A média limpa normalizada do aluno no curso, sem considerar as notas de optativas (a nota não entra no cálculo mas o número de créditos de optativa cursados é considerado, de acordo com o recomendado para sua engenharia). Além disso, também é levado em consideração a evolução no curso, existindo alguns coeficientes que podem abaixar seu índice. O que sabemos a respeito disso está nos slides das palestras de DD e AE dos últimos semestres e pode mudar de ano para ano. Esses slides estão disponíveis no site da CRInt. Veja aqui, por exemplo, a explicação para o edital de DD 2021.
A carta de recomendação dos professores deve ser em inglês ou português?
Qual o nível de proficiência exigido?
O nível de proficiência varia de faculdade para faculdade e pode ser alterado a cada semestre, por isso recomendamos que entre no site das universidades que está interessado e pesquise neles. Caso não encontre essas informações no site, recomendamos que você entre em contato com a instituição por email.
Lembramos que algumas universidades francesas fazem entrevistas próprias com os candidatos, então é necessário saber falar bem inglês ou francês ainda durante o processo seletivo nesse caso.
Se eu me inscrever para DD, posso desistir e tentar fazer AE? Serei prejudicado?
Se você largar ou desistir do processo no meio, você não será prejudicado. Entretanto, se você for aceito no PS do DD e desistir em cima da hora, você não poderá se inscrever para o processo de AE nos próximos anos.
A média do 1º semestre de 2020 vai ser considerada nos editais futuros?
Há uma referência sobre número de vagas disponíveis para cada IES?
No caso de AE, elas estão indicadas nos próprios editais.
Para me inscrever no PS preciso de passaporte? Ou posso tirar o passaporte só caso eu seja aprovado?
Você não precisa de passaporte para prestar, porém recomendamos que não deixe para fazer em cima da hora, pois podem haver complicações com o passaporte e com o visto de estudante. Lembrando que provavelmente você deverá informar o número do seu passaporte para a IES no momento que você irá se inscrever na faculdade. O período de inscrição na IES varia de faculdade para faculdade, em geral começam em março, com exceção das francesas.
O que posso fazer para melhorar meu histórico na USP para conseguir fazer um bom intercâmbio? Boas notas, cursos extras, IC's?
Eu preciso ter um certificado de proeficiência antes de me inscrever ou eu posso tirá-lo após eu passar no processo?
Recomendamos que comece a se preparar o mais cedo possível, entretanto não possuir um certificado não te excluirá do processo. Apenas fique atento ao fato que algumas universidades pedem certificado de proficiência no momento da inscrição na faculdade. O período de inscrição e os requisitos linguísticos variam de uma faculdade para outra, por isso recomendamos que você pesquise no site das universidades que te interessam e caso não encontre as informações, recomendamos que entre em contato com elas por e-mail.
Iniciações Científicas são relevantes? IC sem bolsa podem ser cadastrada?
Sim e sim! Iniciações Científicas são relevantes, podendo ser considerada como um diferencial. IC sem bolsa podem e devem ser cadastradas
O que é diferente na seleção de DD de algumas das universidades francesas? Como funciona a 3ª fase?
Algumas universidades franceses possuem uma "3ª fase", que pode consistir em uma entrevista com a própria universidade estrangeira, envio de documentos extras ou até mesmo uma prova. Isso acontece porque essas escolas possuem processos de seleção próprio, a CRInt apenas pré seleciona os candidatos.
Alunos do 2º ano podem concorrer ao DD? Como funciona?
Sim! Alunos do 2º ano já podem concorrer ao DD num edital específico, apenas para algumas Escolas francesas. Essas mesmas Escolas fazem diversas palestras ao longo do ano, então fique de olho para não perder os eventos relacionados.
Mais informações no site da CRInt. Veja o Edital DD 2021 - Ecoles Centrales e Polytechnique.
Fiz Transferência
Sou aluno de transferência interna da Poli, gostaria de saber se isso tem alguma interferência no processo de aplicação pro Duplo Diploma.
Por conta da transferência, tenho algumas matérias pendentes, eu preciso terminá-las para fazer o duplo diploma? Se sim, exatamente até quando?
A CRInt comentou em algumas palestras (que podem ser visualizadas no YouTube) que o aluno deve ter feito todas as matérias do período ideal do seu curso até o semestre antes da sua inscrição no processo.
Eu entrei pelo vestibular na Poli em um ano anterior ao ano de admissão pedido no edital de intercâmbio. No entanto, por ter feito transferência interna, o meu período ideal é o mesmo daquele de um aluno que entrou no ano correto. Posso me inscrever no DD?
Você deve entrar em contato com a CRInt, pois os alunos que fizeram transferência interna ou externa são avaliados de maneira individual nos processos seletivos de intercâmbio. Mesmo que a Intranet impossibilite a sua inscrição por causa da data de admissão na Poli, a CRInt pode permitir a sua inscrição no Mundus.
Qual o impacto de ter aproveitado matérias de outras faculdades?
Trancamento
Trancar a Poli por 1 ano afetará minha chance de fazer um intercâmbio?
Teremos uma resposta para esta pergunta em breve.